O que é o Câncer de Colo de Utero?

O câncer de colo de útero é um tipo de câncer que ocorre nas células do colo do útero – a parte inferior do útero que se conecta à vagina.
Várias cepas do papilomavírus humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível, desempenham um papel na causa da maioria dos cânceres cervicais.
Quando exposto ao HPV, o sistema imunológico do corpo normalmente impede que o vírus cause danos. Em uma pequena porcentagem de pessoas, no entanto, o vírus sobrevive por anos, contribuindo para o processo que faz com que algumas células cervicais se transformem em células cancerígenas.
Você pode reduzir o risco de desenvolver câncer cervical fazendo exames de triagem e recebendo uma vacina que protege contra a infecção pelo HPV.
Estima-se que o risco de ter esse tipo de infecção, ao menos uma vez na vida, é de cerca de 50%. Apesar de ser mais frequente entre as mulheres, em 90% delas o sistema de defesa do corpo se encarregará de defendê-las. No entanto, em 10% delas, a infecção progredirá, provocando lesões locais que podem levar ao câncer.
Sintomas:
  • O câncer cervical em estágio inicial geralmente não produz sinais ou sintomas.
  • Sinais e sintomas de câncer cervical mais avançado incluem:
  • Sangramento vaginal após a relação sexual, entre os períodos ou após a menopausa
  • Corrimento vaginal aquoso e sanguinolento que pode ser pesado e ter um odor fétido
  • Dor pélvica ou dor durante a relação sexual
Fatores de Risco:
Um dos fatores de risco mais importantes para o câncer do colo do útero está relacionado à infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV),que é responsável por cerca de mais de 90% dos casos. Sendo assim, é fundamental se prevenir do contágio pelo vírus, que se dá pelo contato sexual. Em outras palavras, podemos dizer que o sexo seguro é uma ferramenta de prevenção contra este tipo de câncer.
Neste sentido, há ainda outras medidas importantes: a vacinação contra o HPV e a realização do exame preventivo, o Papanicolau, são ações complementares de prevenção desse tipo de câncer. Mesmo as mulheres vacinadas devem realizar o exame periodicamente, a partir dos 25 anos.
Manter outros hábitos, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e abandono do tabagismo são algumas das dicas para prevenir o câncer em seus mais diversos tipos — e não apenas o do colo de útero.
O exame citopatológico é o método do rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil.

© 2023 Criado por THDGráfico Marketing Solutions | Todos os direitos reservados